O Asilo Vicentino

A Conferência Vicentina de Lages, mantenedora do Asilo Vicentino de Lages, fundado em 1917, hoje com administração interna, onde a atual diretoria é composta por voluntários da sociedade lageana. O atual presidente é o Sr. George De Bona e o tesoureiro o Sr. Paulo Edson Branco de Oliveira, diretora executiva Zilda Terezinha Furlan Figueiredo.

A Instituição não tem fins lucrativos, tendo por base a filantropia. O asilo se mantém com doações da sociedade, com a realização da festa anual em honra à São Vicente de Paula, através da aposentadoria dos idosos garantido pelo Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/2003 e convênio com o poder público.

O prédio construído em um terreno com 8.000,00 m² doado pelo Município de Lages, por autorização do Decreto Lei n.o. 11 de 19.07.40, em 26 de setembro de 1940, quando era Prefeito o Sr. Indalécio Arruda e Interventor Federal o ilustre lageano Nereu Ramos.

Construído em alvenaria, com área total de 2.314,11 m², compõe-se de três blocos, o primeiro concluído em 1942; o segundo e o terceiro foram concluídos em 1948.

Todas estas dependências, foram adaptadas e/ou reformadas de forma a atender a Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA – RDC/ANVISA no. 283 de 26 de setembro de 2005.

A Instituição conta com 01 psicóloga, 01 nutricionista, 01 fisioterapeuta, 01 enfermeira e 01 médico, 02 educador físico 01 assistente social, 01 contador, 01 técnico em enfermagem 01 administrador, 01 assistente administrativo, 04 cozinheiras, 22 cuidadores/serviços gerais, todos profissionais contratados pela instituição.

Tendo ainda em seu quadro de colaboradores, estagiários na área de psicologia, fisioterapia, serviço social e enfermagem.

O asilo Vicentino, acolhe 81 idosos entre 60 e 107 anos de idade. As instalações são divididas em Alas, 01, 02 que são alas femininas e a ala masculina.

Cada ala conta com um refeitório e uma sala de recreação comum, com TV, sofás, mesa e cadeiras, que acomoda os idosos, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC/ANVISA n. 283 de 26 de setembro de 2005.

Cada quarto acomoda duas camas e armário para guardar pertences pessoais. Sendo que cada quarto pode ser arrumado com objetos pessoais, caso seja vontade do idoso, como: fotos, enfeites, travesseiros, cobertas entre outros.

Todos os quartos contam com luz de vigília e campainha de alarme como preconiza a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC/ANVISA n. 283 de 26 de setembro de 2005.

Para cada dois quartos, ou quatro idosos, existe um banheiro com vaso sanitário, com barras na lateral, um lavatório, um chuveiro, sem desnível ou degrau para água, como solicita a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC/ANVISA n. 283 de 26 de setembro de 2005. Totalizando 37 quartos.

Para atender os idosos, o asilo conta com uma lavanderia e uma rouparia coletiva, uma cozinha industrial, uma sala de enfermagem, duas farmácias, 01 sala de psicologia, 01 de administração, 01 consultório médico, 01 de atividade motricional, 01 de serviço social, recepção, sala de visitas, horta, solários, e dois veículo para deslocar os idosos e funcionários quando necessário. Existindo ainda dentro da casa lar, um refeitório e banheiros para funcionários, 01 sala para trabalhos em grupo, um salão para festas e confraternizações, 03 salas de televisão.

A equipe da psicologia encontra-se dentro da instituição 20 horas mensais, nas terças-feiras e quintas-feiras, no período matutino, a equipe da fisioterapia 20 horas mensais, no período matutino, o nutricionista 20 horas semanais, a enfermeira 20 horas semanais, de segunda à sexta-feira no período vespertino, a assistente social 20 horas semanais, de segunda à sexta-feira no período vespertino, as atividade de recreação as segundas-feiras e quartas-feiras no período integral com 10 horas semanais, o médico, todas as segundas-feiras e quartas-feiras no período vespertino e todos os momentos que houver necessidade de atendimento, a administração em período integral. Os cuidadores e prestadores de serviços gerais, trabalham de acordo com as normas da CLT, os voluntários seguem o termo de voluntariado de acordo com a lei 9.608 de 18/02/1998.

A Instituição conta ainda com parcerias de serviços odontológicos com a Dra Andrea Marin onde os idosos são levados até o consultório odontológico.


Asilo Vicentino - Todos os direitos reservados.